As eleições municipais estão chegando. Muitos tentarão pleitear um cargo legislativo e no executivo das suas cidades. 

No entanto, os meios de comunicação mudaram drasticamente  nos últimos 10 anos e as ferramentas a nossa disposição também. Frente a isso a grande maioria das pessoas ainda não sabe como se comunicar de forma eficiente pela internet. Se interessou? Então leia atentamente este artigo até o final. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este ano, você conversou com algumas pessoas, que te incentivaram a se candidatar. Estava empolgado, e de repente um vírus silencioso e mortal veio e mudou tudo. E agora? Como farei a minha pré-campanha e campanha política?

Sem dúvida alguma, essa pergunta invadiu sua mente nas últimas semanas. Afinal, dar a mão, ir nos bairros, conversar com líderes comunitários, tornou-se praticamente impossível neste momento. E o tempo urge.

Afinal, ou você usa o período de pré-campanha para sair na frente dos seus concorrentes ou espera chegar o período de  campanha, como a grande maioria vai fazer, para então pensar o que fazer, como fazer…

Criando diretrizes para sua campanha política

O primeiro passo para quem realmente quer conquistar eleitores é ter uma diretriz. Ou seja, você precisa saber claramente quais serão suas bandeiras de campanha. 

Pense o seguinte: você não terá votos da cidade toda, nem tampouco terá como legislar para todos. Você precisa ter uma causa, e certamente terá outras pessoas que também lutam por essa mesma causa.

Seja a melhoria de uma região da cidade, a defesa de uma minoria desamparada, o auxílio a instituições carentes, a fiscalização do poder executivo. Enfim, é preciso saber o que você fará ao assumir o cargo.

Tendo isso definido com bastante clareza, o próximo passo é encontrar o seu eleitor, quem se identifica com as suas pautas. 

 Encontrar quem se identifica com os seus ideais e criar uma comunicação com ele. Falar a língua dele. Mas como?

Você precisa se preparar para sua campanha, em todos os aspectos relacionados à comunicação.

E além de definir quais serão suas bandeiras de campanha, é organizar a sua base de contatos. 

Como farei a minha campanha?

Não é de hoje que as redes sociais vem se tornando um importante instrumento de comunicação. E nessa eleição, o uso da tecnologia será ainda mais intenso.

Você sabia que será a primeira eleição a nível municipal que será permitido impulsionar conteúdos políticos? 

O que você já conhece sobre o Gerenciador de Anúncios do Facebook e suas infinitas possibilidades de segmentação, já organizou suas listas de transmissão e vem se comunicando com seus amigos, conhecidos pelo whatsapp? Ou vai fazer como todo mundo e esperar a eleição chegar e dizer: O amigãoo, posso contar com seu voto né? 

Acredite, faça isso e se surpreenda, negativamente. 

Como já dissemos até aqui, primeiramente você precisa ter uma diretriz, um plano de governo para saber com quem se comunicar e sua base de relacionamento pessoal organizada. 

Posteriormente, será necessário criar autoridade no assunto que vai defender.. Para isso você precisa explorar todos os canais digitais possíveis como blogs, youtube, facebook, instagram, grupos de whatsapp, twitter, entre outros.

Você precisa estar presente em todos esses canais, e por meio deles, se comunicar de forma séria, responsável e democrática com seu eleitor.

A pandemia do COVID-19  mudou ainda mais o cenário eleitoral este ano, você já deve ter notado. 

Enquanto a maioria das pessoas e de futuros candidatos sequer está pensando na eleição. Elas vão acontecer, com toda a certeza vão acontecer, pode ser que sejam adiadas por um mês, máximo dois, mas  elas não serão canceladas. Tivemos inúmeros sinais do STF nesse sentido…

Mas e então, o que você está fazendo? Vai esperar essa tempestade passar para então começar a estabelecer e colocar em prática a sua estratégia? 

Sabe qual a melhora para começar? Agora, mesmo que de forma totalmente virtual, esta é a melhor forma de você crescer politicamente, independente se está concorrendo para o cargo para executivo ou para o legislativo. 

COMECE AGORA

No entanto, é preciso entender que cada um dos canais acima citados possui peculiaridades próprias. Você não irá usar no instagram a mesma forma de comunicação que usará no blog.

Gravar um vídeo para as redes sociais, requer treinar sua oratória, inclusive gestos, aparência e a expressão como um todo. No blog, por outro lado, você deverá saber se expressar bem através da escrita.

Isso sem contar na possibilidade de organizar reuniões online por meio de aplicativos como o hangout, zoom, skype, entre outros. Tudo isso fará uma tremenda diferença na sua candidatura, te colocando um passo à frente dos demais candidatos.

 Não tenho conhecimento em comunicação digital, e agora?

É comum que nesse momento, você deva estar se perguntando: e agora, por onde começo? Afinal, a comunicação pelos canais digitais é algo novo, pouco explorado ainda por candidatos municipais.

Conhecer cada ferramenta, saber como usar o facebook corretamente, o instagram, saber organizar reuniões online, é algo novo até mesmo para os mais experientes candidatos que até então estavam acostumados com a maneira antiga de se comunicar.

Todavia, não há outro caminho a não ser: estudar. Isso mesmo, você precisa estudar a comunicação online.

E é aí que entramos para te ajudar. A agência Consaber é uma agência de marketing especializada em marketing político e marketing digital. Sabemos os caminhos necessários para que sua candidatura realmente deslanche.

Não há milagres, é trabalho e estratégia.  

E nós temos as ferramentas certas para que você se comunique de maneira eficaz com o seu eleitor. O tempo está passando, então, chegou a hora de realmente colocar o seu projeto em prática.

Se você quer se preparar e sair na frente da concorrência e precisa de orientação para você e sua equipe. Conheça nosso treinamento, iremos lhe ensinar como:

  • Usar o período de pré-campanha para sair na frente dos seus concorrentes;
  • Aplicar a estratégia de Marketing de Conteúdo na Política;
  • Como usar os anúncios no Facebook Ads para impulsionar sua candidatura;
  • Planejamento de Campanha e Pré-Campanha;
  • Aprenda a usar o poder das histórias e das narrativas na construção da sua imagem e do seu conteúdo e a como gerar conteúdo de contrainformação e combater as Fake News.
  • A importância das pesquisas quantitativas e qualitativas na pré-campanha para ajudar a definir cenários  e muito mais.

Conheça o nosso curso e comece a fazer a diferença na maneira como você usa as redes sociais para se comunicar com seus eleitores.

 

Júnior Hammerschmitt Kloh 

Especialista em Marketing Digital e Marketing Político

Agência Consaber

Agencia Consaber

Autor Agencia Consaber

Mais posts de Agencia Consaber

Poste seu comentário