Entenda como o Inbound Marketing e o Outbound Marketing, te auxiliaram na divulgação e no crescimento dos seus Negócios.
Percebeu as mudanças no mercado, mas ainda não sabe como se atualizar para continuar cativando clientes e obtendo lucros?
Então, você precisa ler este artigo para entender o que está acontecendo e o porquê estratégias de Inbound estão dominando a mudança no processo de atração de clientes e alavancando as vendas de diversos negócios.
Pronto para a leitura? Então vamos lá!
Conhecido por ser uma forma de marketing tradicional, intrusivo.
Porque os consumidores, em geral, não procuram pelas propagandas que estão vendo ou ouvindo, como na TV, em rádios ou quando recebem um panfleto na rua ou uma ligação desagradável e não solicitada do telemarketing às 08h00 da manhã.
Veja as principais características do Outbound:
-
visa a divulgação em massa;
-
a empresa procura os clientes;
-
o retorno sobre o investimento é mais rápido (a curto prazo);
-
é mais difícil e mais custoso medir o retorno;
-
geralmente, o custo da metodologia é mais alto;
-
comunicação intrusiva, mais direta.
Inbound Marketing
“O marketing que funciona é aquele que as pessoas escolhem prestar atenção.”
Se você conhece Seth Godin, o autor dessa frase e um dos nomes importantes do marketing, você terá que concordar com a afirmação e parar um momento para entender sobre o Inbound Marketing.
Com essa metodologia, as coisas são um pouco diferentes: o Inbound está revolucionando, aos poucos, o relacionamento de empresas e consumidores.
Um de seus pontos fortes é o Marketing de Conteúdo. Com ele, clientes são atraídos com conteúdos relevantes e educativos, que geram valor para quem está lendo e faz a compra parecer natural, não forçada.
Toda a jornada de compra tem características bem menos intrusivas do que as do Outbound, pois é como se tudo estivesse nas mãos do consumidor: ele escolhe os conteúdos que lê, os produtos ou serviços que adquire e as empresas com as quais deseja manter uma relação.
Veja os principais pontos de uma estratégia de Inbound Marketing:
-
visa engajar um público segmentado, interessado;
-
os clientes procuram sua empresa;
-
comunicação menos intrusiva, mais indireta;
-
é mais fácil analisar métricas (tráfego, leads gerados, conversões, vendas) e modificar de forma estratégica o planejamento;
-
dependendo dos métodos adotados, o custo é mais baixo.
Inbound Marketing X Outbound Marketing
“Que vença o melhor” ou “a união faz a força”?
As abordagens certamente são diferentes, mas seríamos ingênuos ao acreditarmos que os anúncios televisivos não têm poder nenhum, não é? Por muito tempo, aliás, eles foram os responsáveis pelo sucesso de muitas empresas, as quais construíram grandes impérios utilizando comerciais de TV e rádio.
Uma estratégia eficiente, portanto, envolve a união das duas metodologias para gerar resultados. Contudo, se tiver que escolher apenas uma, opte pelo Inbound, pois o Outbound não atinge boa parte de seu público-alvo, o qual se encontra na internet.
Mas será que as Mídias Sociais são tão importantes assim?
Estratégias de Inbound Marketing aproveitam o potencial do mercado online e são eficientes ao gerar um engajamento duradouro com a sua marca por meio de materiais que os próprios clientes ou clientes em potencial procuram.
Por fim, deixamos aqui uma afirmação muito importante do Seth Godin:
“Se você não estiver na primeira, na segunda ou na terceira página de busca, você é invisível.”